Previsão do Tempo

Poucas Nuvens

20°

07:18

Quarta - 22/10

EDUCAÇÃO
Vestibular agendado e novidades Faculdade Guarapuava

30/07/2013

Partes da entrevista concedida ao Programa Combate.

Celso Pinheiro -  Professor, com relação a alguns cursos que oferecem vestibular a cada seis meses, o que poderíamos falar com relação ao vestibular para o segundo semestre de 2013?

Professor Carlos Alberto Estamos em pleno processo de realização do nosso vestibular agendado e as inscrições foram prorrogadas até 11/08/13 . Os interessados, acessem nosso site  www.faculdadeguarapuava.com.br  e façam  suas inscrições, que é gratuita, escolhe o dia que gostaria de fazer a prova e no dia marcado vem aqui na faculdade às 19:00h e realiza a sua prova.

Os cursos que atualmente estão sendo ofertados são os cursos de administração, ciências contábeis, ciências sociais licenciatura para a formação de professores, direito e o curso de gestão de direitos humanos. Esses são os cursos que no momento nós estamos ofertando. Quero ressaltar que não estamos ofertando o curso de engenharia civil e de engenharia elétrica nesse momento por que todas as vagas desses dois cursos são ofertadas no início do ano letivo. E temos novidade, o qual é importante que Guarapuava, região e todos aqueles que ouvem seu programa precisam tomar conhecimento. Nós tivemos recentemente aqui na faculdade a visita das comissões do Ministério da Educação para fazer a avaliação de dois novos projetos, que nós já havíamos encaminhado no ano passado, que são referentes ao projeto do curso de arquitetura e urbanismo e também o curso de engenharia ambiental e sanitária e, ainda não oficial por que as portarias do MEC ainda precisão ser publicadas, o que deve acontecer nesse mês de julho ou mais tardar no mês de agosto, esses dois cursos estarão sendo autorizados . As comissões que aqui vieram deram o seu parecer favorável  e nós pretendemos trabalhar para, a partir do vestibular de novembro, oferecer esses dois cursos para Guarapuava e região.

Celso Pinheiro – Possivelmente para iniciar o ano que vem com vestibular em novembro?

Professor Carlos Alberto  Exatamente, com vestibular em novembro para iniciar em fevereiro de 2014. São duas ofertas que eu considero importantes. Arquitetura e urbanismo já é um curso clássico muito conhecido, embora nós vamos fazer um ampla divulgação informando qual é o mercado de trabalho do arquiteto. Mas, a engenharia ambiental e sanitária, por ser um curso mais recente, forma  engenheiro ambiental e sanitarista; diante de todos os problemas e discussões que nós temos há alguns anos e que hoje é o principal problema mundial que é a questão do meio ambiente, a presença de um profissional qualificado, como é o engenheiro ambiental e sanitarista, em minha opinião é fundamental em qualquer cidade e em qualquer região. Tudo o que diz a respeito ao lixo, que é um problema universal, tudo o que diz respeito às licenças ambientais,  a projetos que viabilizem e melhorem o meio ambiente, seja na área urbana ou na área rural, tudo isso é o trabalho do engenheiro ambiental e sanitarista. Então, é um mercado de trabalho imenso, que precisa ser ocupado por profissionais qualificados e é essa a intenção da Faculdade Guarapuava, formar  profissionais nessa área para disponibilizar para sociedade pessoas que possam nos auxiliar a melhorar a nossa situação. O Meio Ambiente está pedindo socorro.

Celso Pinheiro – O professor Carlos Alberto, nosso querido Professor Beto, falou do curso de arquitetura e urbanismo  e engenharia ambiental e sanitária. Professor, enquanto o senhor falava eu fiquei um pouco curioso, os cursos de engenharia civil e elétrica, esses dois cursos, aqui em Guarapuava, somente na Faculdade Guarapuava?

Professor Carlos Alberto – Somente na Faculdade Guarapuava.

Celso Pinheiro – E esses outros dois cursos, arquitetura e urbanismo e engenharia ambiental e sanitária, também só na Faculdade Guarapuava?

Professor Carlos Alberto – Somente na Faculdade Guarapuava. Esses dois primeiros já estão em funcionamento e os outros dois estarão funcionando a partir do próximo ano. São quatro cursos que são exclusividade de oferta da nossa instituição.

Celso Pinheiro - Para as famílias, os pais ficarem contentes e os jovens que já estavam pensando em ter que sair da cidade por querer ser arquiteto urbanista ou engenheiro ambiental; são mercados de trabalho muito fortes, não é professor?

Professor Carlos Alberto – Com certeza, as engenharias de uma forma geral, são fruto das expansões que o nosso país está vivendo com muitas obras, com muitos investimos em infraestruturas,  isso demanda a contratação de engenheiros ambientais e sanitaristas, civis, eletricistas. Há um mercado muito promissor para arquitetos no nosso país, na nossa região toda a parte de planejamento urbano. Hoje as cidades pela legislação em vigor precisam desenvolver seus planos diretores com muita competência, precisam desenvolver projetos de estrutura urbana e isso tudo é um trabalho realizado pelos  arquitetos. Então, há um mercado muito promissor para esses profissionais.

Celso Pinheiro – Se o senhor falou no programa Combate é por que já está tudo certo e o teremos nesse  vestibular em novembro, não é professor?

Professor Carlos Alberto - Sim, nós já temos o aval das Comissões e, é claro que o Ministério da Educação delega a esses profissionais, que são dois avaliadores por curso contratados com essa finalidade,  são especialista nessas áreas que eles avaliam e as avaliações tanto de um  curso com do outro foram positivas. Portanto o Ministério da Educação agora precisa emitir uma portaria autorizando o funcionamento desses cursos e nós esperamos que isso aconteça nos próximos dias ou mais tardar em meados de agosto, e aí sim iremos informar oficialmente que os cursos já estão autorizados e já vamos informar a data do vestibular para que todos os interessados possam ir se programando para realiza-lo e começar  as suas atividade como alunos desses grandes cursos em fevereiro do próximo ano.



TV Difusora
Novo diretor da PIG mostra os estragos causados na unidade por causa da rebelião

Guaranotícias


Rua Afonso Alves de Camargo, 1775 - Alto da XV - (42) 3035-8000 - Guarapuava - PR
Grupo Mattos Leão de Comunicação
© 2013 Todos os direitos reservados Criado e Desenvolvido por: