Previsão do Tempo

Poucas Nuvens

24°

11°

22:16

Terça - 19/03

GERAL
Especialistas explicam ‘sumiço’ do mar no Litoral

15/08/2017

 Apesar do alerta de ressaca emitido pela Capitania dos Portos do Paraná para o último fim de semana, quem esteve no Litoral do Estado se surpreendeu com a maré muito baixa. Um fenômeno raro foi registrado na região e, para os especialistas, a causa foi a ocorrência de dois fatores.

Nas redes sociais, fotos de barcos praticamente na areia e do mar seco ganharam bastante repercussão. Muitos chegaram a cogitar um alerta de tsunami, situação completamente descartada pelo professor de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Gobbi.

“Não tem nada a ver com tsunami. O tsunami é um terremoto no fundo do mar que libera uma energia muito forte. Quando isso acontece, é comum o recuo do mar, mas isso é detectado imediatamente”, explica. Ele reforça ainda que os tsunamis não são comuns na nossa região.

Gobbi explica que o que aconteceu no Litoral do Paraná neste fim de semana foi resultado da ação de um campo de pressão atmosférica aliado ao vento na região. “Não tem nada de sobrenatural nem de excepcional. Realmente foi uma questão do campo de pressão e do campo de vento”, afirma ele que diz não ter observado este fenômeno em décadas de trabalho sobre o mar.

Além disso, a ressaca que estava prevista para a região aconteceu, mas não pode ser percebida com a intensidade esperada devido ao recuo do mar.

Ventos

A mudança na direção do vento é um dos fatores que contribuiu para o fenômeno, de acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. Uma frente fria passou pela região e o vento mudou a direção. “Tivemos o predomínio do vento nordeste”, diz. Esta mudança também favoreceu para o recuo do mar e impediu a subida da maré.

Ele afirma ainda que a situação volta ao normal conforme a intensidade diminui e a direção do vento volte para sudeste.

Fonte: MassaNews




Guaranotícias


Rua Afonso Alves de Camargo, 1775 - Alto da XV - (42) 3035-8000 - Guarapuava - PR
Grupo Mattos Leão de Comunicação
© 2013 Todos os direitos reservados Criado e Desenvolvido por: