Previsão do Tempo

Poucas Nuvens

24°

11°

04:01

Quinta - 20/09

AGRONEG?CIOS
Cebola: tamanho ideal auxilia na durabilidade e comercialização da hortaliça

11/07/2018

 Ao longo do desenvolvimento da planta é essencial cuidar do manejo nutricional

A cebola é uma hortaliça conhecida por ter, a seu favor, a possibilidade de se desenvolver em diferentes regiões, devido a existência de diversos cultivares. Essa oferta de variedades de cebola, entretanto, não diminui os cuidados necessários, ao longo do manejo, para atingir o tamanho e a qualidade exigidos pelo mercado. De acordo com o produtor de cebola Sérgio Nunes Dourado, da região de Irecê, na Bahia, várias escolhas influenciam no resultado final da cultura – desde a do terreno até a das sementes – que devem ser selecionadas de acordo com a época de plantio.

O tamanho que possui maior demanda no país é o chamado “caixa 3”, no qual o bulbo tem entre 50 e 60 milímetros de diâmetro. Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, ao alcançar esse tamanho a cebola apresentará maior rentabilidade ao produtor e um desenvolvimento mais equilibrado nutricionalmente durante a formação das plantas e dos bulbos, que resultará também, ao final, em melhores aspectos de casca e pós colheita. “Com essas características a hortaliça dura mais tempo e se torna mais atrativa visualmente”, complementa.

Mãos à obra

Para gerar uma cebola com esse tamanho de bulbo a principal preocupação do produtor deve ser o manejo. “É o que fazemos durante o desenvolvimento da planta que gera o bulbo ideal. Um ponto muito importante é trabalhar para alcançar melhor fertilidade e nutrição - quando alguns nutrientes estão em desequilíbrio, por exemplo, é possível promover um crescimento não desejado na planta ou algumas deformidades no aspecto”, aponta Revoredo.

Para Dourado, que costuma plantar em situações adversas, os cuidados devem ser ainda maiores. “Aqui nós plantamos no período de chuvas, pois é a época mais provável de crescimento. Embora o clima não favoreça, temos um bom histórico de preço”, compartilha. Por isso, o produtor costuma fazer aplicações de nutrientes como o cobre, que auxilia na resistência das plantas.

Diante da importância da qualidade e tamanho do bulbo da cebola para uma boa comercialização, Revoredo explica a necessidade de utilização de soluções para facilitar a obtenção desses indicadores. “Produtos a base de aminoácidos e extratos vegetais de plantas agem na redução dos estresses causados durante o desenvolvimento da planta, assim fornecendo meios para um crescimento mais equilibrado”, conta. Nutrientes como o Cobre e o Potássio também auxiliam neste melhor desenvolvimento, fortalecendo a planta e contribuindo na obtenção de um bulbo com peso adequado e casca de qualidade.

Rumo ao ideal

O equilíbrio nutricional é essencial para a qualidade da produção de cebola. Visto isso, o Crop-Set, produto do portfólio da Alltech Crop Science, é um conjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos que agem reduzindo o estresse da planta e aumentando assim sua produtividade. Além disso, promove maior padronização e crescimento das plantas.

Já o Bulk é um fertilizante foliar composto de Potássio e aminoácidos, que auxiliam tanto no desenvolvimento da planta quanto na translocação de carboidratos de maneira equilibrada. Por isso, além de promover o equilíbrio nutricional da planta, ele uniformiza e melhora a coloração da cultura e confere maior vida útil no pós-colheita. Revoredo ainda explica que outras soluções e nutrientes podem contribuir com o cultivo, por isso é importante buscar sempre orientação especializad

Fonte: Portal do Agronegócio




Guaranotícias


Rua Afonso Alves de Camargo, 1775 - Alto da XV - (42) 3035-8000 - Guarapuava - PR
Grupo Mattos Leão de Comunicação
© 2013 Todos os direitos reservados Criado e Desenvolvido por: