Previsão do Tempo

Poucas Nuvens

24°

11°

13:18

Terça - 15/10

AGRONEG?CIOS
Cânhamo desenvolve resistência à herbicidas

16/09/2019

 O Cânhamo desenvolveu uma resistência a quatro locais de ação de herbicidas. Um estudo da Cambridge University Press, no Reino Unido, apresentado na revista Weed Science fornece novos detalhes preocupantes sobre a evolução da resistência a herbicidas no cânhamo, uma erva daninha anual que representa uma ameaça significativa. 

 

 

Eles descobriram que todas as amostras de biótipo resistentes ao cânhamo apresentaram resultado positivo para uma mutação G210 no gene PPX2L. A população exibiu quatro a seis vezes resistência aos herbicidas inibidores da PPO, três vezes resistência aos inibidores da EPSPS (glifosato) e sete vezes resistência à atrazina. 

 

 

Quando os inibidores de ALS clorimuron e imazethapyr foram aplicados a 32 vezes a taxa de aplicação do rótulo, eles atingiram uma redução de menos de 80% na biomassa aérea do biótipo resistente ao cânhamo. 

"Nosso estudo mostrou que simplesmente não existem opções eficazes de herbicidas pós-emergentes para o controle do cânhamo resistente em culturas resistentes ao glifosato ou convencionais", disse Debalin Sarangi, pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Nebraska-Lincoln. "Os produtores devem diversificar suas abordagens ao gerenciamento de ervas daninhas e complementar o uso de produtos químicos com controles culturais e mecânicos", complete. 

 

 

Cânhamo industrial é o nome que recebem as variedades da planta Cannabis ruderalis e o nome da fibra que se obtém destas,que tem, entre outros, usos têxteis. Além de tecidos, o cânhamo é utilizado na fabricação de papel, cordas, alimentos (principalmente forragem animal) e para a fabricação de óleos, resinas, cerveja e combustíveis. 

 

 

Fonte: Por: AGROLINK -Leonardo Gottems / Imagem créditos: Divulgação / Site Agrolink - https://www.agrolink.com.br/noticias/canhamo-desenvolve-resistencia-a-herbicidas_424295.html




Guaranotícias


Rua Afonso Alves de Camargo, 1775 - Alto da XV - (42) 3035-8000 - Guarapuava - PR
Grupo Mattos Leão de Comunicação
© 2013 Todos os direitos reservados Criado e Desenvolvido por: